Sedação

Tem alguma dúvida sobre sedação com óxido nitroso? Aqui na Odontologia Wolcoff você conta com os melhores profissionais em sedação e outras áreas.

Quero Agendar

Sedação

Uma simples consulta odontológica pode ser algo muito traumático para algumas pessoas: ansiedade, medo extremo, suor frio, tremor são algumas reações que podem aparecer só de o paciente pensar em ir ao dentista. Sabemos o quanto a saúde bucal é importante não somente por questão estéticas, mas sim também por questões de saúde como um todo, então muitas vezes essas reações podem prejudicar os cuidados com os dentes.

Para minimizar este problema e trazer conforto ao paciente, o profissional conta com algumas ferramentas: a sedação é uma delas. A seguir, falaremos um pouco mais sobre a sedação e suas indicações, confira:

O que é a sedação

A sedação é uma técnica muito utilizada em procedimentos odontológicos nos quais é necessária uma tranquilização do paciente. A conceito de sedação é a diminuição do nível de consciência, porém o paciente mantém suas funções vitais e a resposta a estímulos físicos e verbais. O medicamento sedativo pode ser administrado por diferentes vias:

Sedação endovenosa / anestesia geral: neste tipo de sedação, a medicação é aplicada na veia do paciente. Medicamentos como anti-inflamatórios também podem ser administrados por essa via durante o procedimento, promovendo um efeito mais rápido do fármaco.

Sedação por via oral: na sedação por via oral, medicamentos como benzodiazepínicos são os mais comumente utilizados. Neste tipo de sedação, o efeito é mais demorado (geralmente em minutos) em comparação com a endovenosa (que é imediato), pois depende da absorção gástrica do sedativo.

Sedação via inalatória: a sedação via inalatória é realizada por meio de gases sedativos, utilizando-se máscara de gás. A sedação com óxido nitroso é o tipo mais comum de sedação inalatória.

A sedação com óxido nitroso

Popularmente conhecido como “cheirinho” ou gás do riso, a sedação com óxido nitroso é uma técnica segura de sedação, na qual o paciente mantém-se consciente e responsivo – por isso a técnica é chamada de sedação consciente. Muito utilizada em países como França, Estado Unidos, Suíça e Japão, foi legalizada no país no início dos anos 2000, por este motivo muitas pessoas ainda desconhecem a técnica.

O objetivo da sedação com óxido nitroso é o relaxamento, a diminuição do medo e ansiedade – resumindo: promover conforto ao paciente, que fica acordado e tranquilo durante todo o procedimento. Além disso, confere segurança e confiança também ao profissional, que consegue realizar um trabalho melhor ao atender um paciente tranquilo.

Como funciona a sedação com óxido nitroso

Qualquer procedimento odontológico pode ser realizado sob sedação com óxido nitroso, assim como também não há limite de idade para a utilização deste tipo de sedação. Pacientes com traumas e fobias e crianças não colaborativas são os principais candidatos à sedação, porém as necessidades de cada paciente devem ser consideradas.

Antes de se optar pela sedação, é realizada uma avaliação do paciente, desde o histórico até a realização de exames complementares. Presença de alergias, medicamentos em uso, doenças concomitantes, hospitalizações prévias, histórico de anestesias anteriores são alguns fatores considerados. Em casos de pacientes odontofóbicos, pode ser considerada uma primeira consulta prévia, na qual não será feita nenhuma intervenção, mas sim um primeiro contato do paciente com o profissional e a explanação do que será realizado. Esta consulta é chamada de “consulta de briefing”.

Uma vez definidas a necessidade de sedação e possibilidade de fazê-la, o procedimento de sedação é muito simples. Para a realização, algumas instruções são passadas ao paciente: utilizar roupas largas, esvaziamento da bexiga antes do procedimento e remoção de próteses removíveis são algumas delas. Primeiramente, deve-se acomodar o paciente de forma confortável, em ambiente calmo e em temperatura agradável.

Antes do tratamento odontológico, é colocada uma máscara nasal no paciente por onde o gás (mistura de oxido nitroso e oxigênio) é veiculado. Os efeitos clínicos da sedação são muito rápidos – em 30 segundos já é possível perceber os primeiros sinais. O paciente então permanece pelo menos 5 minutos em sedação, até que se atinja o efeito esperado e o tratamento odontológico possa ser feito de maneira tranquila. O retorno ao estado normal é rápido: ao cessar a sedação, sua reversibilidade ocorre entre 2 a 5 minutos.

Vantagens da sedação com óxido nitroso

  • É um procedimento seguro, não invasivo e indolor;
  • Promove relaxamento, diminuição da ansiedade e tranquilidade sem perder a consciência;
  • Tem efeito rápido, assim como também pode ser rapidamente revertido;
  • A profundidade da sedação pode ser controlada a cada momento;
  • A sedação com óxido nitroso não altera parâmetros cardiovasculares e respiratórios;
  • Confere ao profissional segurança ao atender um paciente relaxado;
  • O paciente torna-se mais colaborativo e o tratamento se torna uma experiência positiva, facilitando o acompanhamento odontológico e a manutenção da saúde bucal de pacientes odontofóbicos e crianças.
  • Para quem é indicada a sedação com óxido nitroso

    Não são somente as crianças e quem possui fobias de dentista que se beneficiam da sedação com óxido nitroso, mas também outros pacientes que precisam de atenção redobrada:

  • Pacientes portadores de necessidades especiais;
  • Pacientes que possuem doença de Alzheimer;
  • Casos de doenças cardiovasculares e respiratórias;
  • Quadros de epilepsia e convulsão;
  • Pacientes diabéticos;
  • Pacientes que apresentam episódios de ânsia de vômito.

    Apesar de ser um procedimento seguro e tranquilo, é fundamental que seja realizado por um profissional qualificado, que irá sanar todas as dúvidas do paciente para deixá-lo confiante para o tratamento odontológico. Além disso, é importante atentar para o ambiente e a qualidade dos equipamentos, que devem estar em perfeito estado para a utilização. Essas são medidas de segurança que tornam o procedimento ainda mais tranquilo e garantem o sucesso da sedação e do tratamento.

  • A Odontologia Wolcoff disponibiliza a sedação consciente com óxido nitroso aos seus pacientes, sempre com os melhores profissionais e dentro das mais rígidas normas de segurança. Além deste tipo de sedação, também realizamos:

  • Sedação com anestesia geral em centro cirúrgico parceiro;
  • Sedação endovenosa com médico anestesista, realizada na própria clínica;
  • Sedação via oral, também realizada na própria clínica;

    Agende aqui sua consulta e realize uma avaliação para manter sua saúde bucal em dia com o tipo de sedação mais indicado para o seu caso, se necessário.


  • Agende uma consulta, ligue: 41 3206.4241

    AGENDAR
    Agende seu horário
    Enviar via WhatsApp