Prótese Dentária



A função dos dentes no organismo
Nós adultos possuímos 32 dentes permanentes, 16 na arcada superior e 16 na arcada inferior (algumas pessoas possuem os 4 dentes do siso): destes 32, temos 8 dentes incisivos, 4 dentes caninos, 8 dentes pré-molares e 12 dentes molares. Além de harmonizar o rosto, os dentes possuem algumas outras funções no organismo:
Mastigação: os dentes são responsáveis pela mastigação. Cada um com sua função, os dentes cortam, perfuram, trituram e moem o alimento para que este seja deglutido, digerido e absorvido de maneira eficaz. Desta maneira, a falta de dentes pode prejudicar o processo de digestão como um todo, alterando a absorção de nutrientes.
Fala: os dentes possuem função importante no processo de fala: o ar proveniente dos pulmões encontra a língua, as bochechas, os dentes e os lábios para que as palavras sejam formadas. A falta de dentes pode prejudicar esse processo e afetar a fala do indivíduo.
Autoestima: ter uma dentição saudável e harmoniosa é importante para a autoestima das pessoas, também porque é sorrindo que transmitimos emoções como a felicidade, alegria, etc. A falta de dentes pode afetar a autoestima e a saúde psicológica do paciente, que pode se isolar e evitar contatos e eventos sociais por não se sentir bem consigo.
Com essa breve explicação podemos perceber a implicância da perda de dentes e como é fundamental corrigir este problema, para devolver a saúde bucal e geral do paciente.
O que são as próteses dentárias?
As próteses dentárias são aparelhos feitos sob medida que substituem de maneira fixa ou móvel dentes ausentes. Apesar das próteses não serem como o dente permanente, elas têm a capacidade de promover uma aparência natural e a correção das funções normais de mastigação e fala do indivíduo.

Tipos de prótese dentária
Existem vários tipos de próteses dentárias, cada uma indicada para um caso de perda de dentes. A primeira diferença entre os tipos é possibilidade de remoção ou não, as chamadas próteses fixas ou móveis. Além disso, as próteses dentárias ainda se dividem em total (quando substitui todos os dentes de uma arcada) ou parcial (quando há somente alguns dentes ausentes).
Prótese total móvel
Conhecida como dentadura, a estrutura da prótese é apoiada na gengiva. Feita sob medida a partir da anatomia da boca do paciente, é possível retirá-la e coloca-la novamente. A prótese total é utilizada em casos de pacientes que perderam todos os dentes da arcada superior ou inferior (comum em idosos, por exemplo) e a efetividade do tratamento depende de vários fatores como a quantidade de osso e o estado da gengiva que recobre este osso. Normalmente, a prótese total é feita em resina e passa por um processo de coloração para a cor ficar o mais próximo possível do natural dos dentes e gengivas.

Prótese parcial removível
A prótese parcial removível é indicada para quem ainda possui dentes remanescentes – não há perda total dos dentes. Para este tipo de prótese, não é necessário desgastar os dentes ou extraí-los, porém, o estado em que se encontram é levado em conta. Isto porque a prótese parcial é fixada por meio de grampos metáli sobre estes dentes, que devem estar em condições de receber esta prótese.

Prótese parcial fixa
A prótese parcial fixa pode ser utilizada em caso de perda de um ou mais dentes. Para a fixação, a prótese parcial fixa é cimentada em dentes naturais remanescentes ou então em implantes ao redor do espaço vazio. Como o próprio nome diz, esse tipo de prótese não pode ser retirado, mas exige os mesmos cuidados de higiene que os outros tipos, pois pode acumular restos alimentares também.

Prótese sobre implante
Este tipo de prótese é fixado sobre implantes dentários. Os implantes dentários são raízes artificiais (de material metálico) que são colocadas cirurgicamente no osso maxilar para substituir raízes perdidas (saiba mais sobre os implantes aqui). Tanto o implante como a prótese são fixos e só podem ser retirados por odontologistas, constituindo em opções seguras em casos de perda de dentes.

Como é feita a prótese
A prótese dentária pode ser feita de alguns materiais diferentes – os mais utilizados são cerâmica, porcelana e resina, que são materiais que permitem uma estética muito parecido com a do dente natural. O material a ser utilizado depende do tipo de prótese dental escolhido: são diferentes para próteses fixas, móveis e prótese sobre implante.
Como escolher o tipo de prótese
A escolha do tipo de prótese dentária dependerá de alguns fatores, como o histórico clínico do paciente e os requisitos mecânicos, estéticos e biológicos específicos de cada indivíduo. Somente um profissional qualificado pode definir qual o melhor tipo de prótese dental para cada caso, por isso é importante buscar um dentista de confiança.
Cuidados com a prótese dentária
A utilização de prótese dental exige cuidados de higiene assim como a dentição natural. A escovação é muito importante na manutenção da prótese dentária: para evitar acúmulo de restos alimentares entre a prótese e a gengiva ou outros dentes. No caso da prótese dentária removível, é importante também escovar a gengiva, língua e palato antes de colocar a prótese, para estimular a circulação nestes tecidos. Não deixe sua prótese secar: sempre a mantenha em recipiente com água. Muito cuidado no manuseio da prótese: elas podem quebrar se caírem.

Conheça nossas especialidades
