Dentística e Estética

Tem alguma dúvida sobre estética dental? Aqui na Odontologia Wolcoff você conta com os melhores profissionais em dentística e estética

Quero Agendar

Dentística e Estética

Quando pensamos em saúde bucal, logo pensamos em estética e autoestima. Apesar da saúde bucal ser um componente fundamental da saúde geral, pois interfere em processos fisiológicos como digestão, respiração e fala, a autoestima também é de grande importância na qualidade de vida das pessoas. Pessoas com problemas odontológicos (como dentes desalinhados ou faltantes) podem sofrer prejuízos na vida social, ter dificuldades de relacionamento e desenvolver até mesmo problemas psicológicos por não se sentirem bem consigo mesmas. A odontologia também tem como objetivo devolver a autoestima e qualidade de vida a essas pessoas, por meio da dentística e estética dental.

O que é a dentística

A dentística, também chamada de odontologia estética, é uma especialidade da odontologia relacionada aos procedimentos estéticos e cosméticos envolvendo harmonização e restauração dental. É uma área que obteve grandes avanços técnicos e tecnológicos, resultando em tratamentos de alta qualidade em menor espaço de tempo.

O que a dentística faz

A odontologia estética pode atuar em conjunto com outras áreas da odontologia (periodontia, ortodontia, endodontia são alguns exemplos) para devolver a funcionalidade da arcada dentária, tanto de forma preventiva quanto restauradora. É perceptível como um paciente que recebe um tratamento estético junto com o funcional (como um tratamento de canal, por exemplo) fica muito mais satisfeito, confiante e empenhado em seguir os cuidados de saúde bucal. Por esse motivo, é fundamental um bom trabalho em equipe entre os profissionais, que devem ter uma boa comunicação entre si. O profissional especializado em dentística tem a habilidade de pensar de maneira unitária e abrangente sobre os dentes do paciente.

Abaixo você confere alguns procedimentos relacionados à dentística:

Clareamento dental

O clareamento dental é um procedimento estético bastante conhecido atualmente. No clareamento dental, são utilizados agentes químicos clareadores para recuperar a cor original dos dentes perdida ou então clarear dentes originalmente mais escurecidos. Estes compostos penetram no esmalte e dentina do dente, enfraquecendo os pigmentos que causam as manchas e o escurecimento do dente. Existem dois tipos de clareamento dental, um é realizado em consultório e outro pelo próprio paciente em casa, depois de passar pela consulta ao dentista especializado. Cada tipo de clareamento tem um tempo de ação: normalmente, os realizados em consultório são mais potentes e mais rápidos. Aqui você encontra mais sobre o clareamento dental.

Restauração dental

A restauração dental é um procedimento realizado em casos de dentes afetados por cáries. Na restauração, primeiro o profissional remove a área do dente que está afetada pela cárie; em seguida realiza uma limpeza da área atingida e então realiza a aplicação de resina restauradora para preenchimento da cavidade. A restauração devolve a forma e a função normais do dente e ainda previne deterioração posterior, já que evita que bactérias ocupem o espaço que a cárie deixou. Atualmente, com a evolução dos materiais, a restauração pode ficar praticamente imperceptível. Saiba mais sobre a restauração dental aqui.

Facetas de Porcelana

A colocação de facetas de porcelana é um tratamento de longa durabilidade no qual peças finas de porcelana são coladas na face externa de um ou vários dentes com o objetivo de melhorar a forma ou a cor do dente. É um processo irreversível, pois exige o desgaste dos dentes, então sua colocação envolve uma grande decisão. Mesmo sendo um tratamento irreversível, são necessários cuidados com alimentação e higiene e o paciente deve ter em mente que as facetas devem ser trocadas depois de algum tempo.

Lentes de Contato

As lentes de contato se assemelham às facetas de porcelana, porém são lâminas muito mais finas e fáceis de colocar, pois não exigem o desgaste do dente. Por serem mais finas, exigem maior cuidado no manuseio e também na escolha dos materiais e na técnica de cimentação e polimento. Assim como as facetas, as lentes de contato têm o objetivo de corrigir discrepâncias, clarear o aspecto do dente e harmonizar o sorriso e também exigem cuidados de manutenção com a alimentação e higiene. Você encontra mais informações sobre lentes de contato aqui.

Fechamento de Diastemas

Os diastemas são lacunas ou espaços entre um ou mais dentes e ocorre quando há uma desigualdade entre o tamanho da maxila/mandíbula e dos dentes. É normalmente percebido entre os incisivos superiores (dentes frontais) e muitas pessoas que possuem diastema tem sua autoestima afetada. As opções de tratamento de diastema passam pela ortodontia (uso de aparelhos), uso de próteses fixas, colocação de facetas ou lentes de contato e a frenectomia, cirurgia realizada no freio labial.

Indicações para a odontologia estética

As indicações para a odontologia estética são várias: qualquer situação que provoque prejuízo na aparência dos dentes e face é candidata a tratamentos de dentística. Normalmente, estética e funcionalidade andam juntas, então é comum que um problema funcional dos dentes altere sua aparência, assim como o contrário também pode acontecer. Algumas indicações incluem:

  • Excesso ou falta de tecido gengival;
  • Dentes desgastados ou com formato indesejado;
  • Dentes escurecidos ou amarelados;
  • Espaços indesejáveis entre os dentes (chamado de diastema);
  • Presença de cáries e doença periodontal.
  • O que você precisa saber ao realizar um tratamento odontológico estético

    Os procedimentos de odontologia estética, assim como em outras áreas da odontologia, exigem um diagnóstico preciso e uma correta avaliação do paciente. Para tanto, o profissional deve analisar o histórico do paciente, seu estado geral de saúde (por meio de exame físico e exames complementares de imagem) e a expectativa de resultado.

    Por ser uma área integrada às outras especialidades odontológicas, é importante que o paciente tire todas as suas dúvidas sobre os procedimentos com todos os profissionais envolvidos, se sentindo assim mais confiante e seguro em relação ao tratamento, principalmente em casos de tratamentos irreversíveis. Além disso, para o sucesso do tratamento, é fundamental a escolha de profissionais qualificados e capacitados para a realização dos procedimentos, assim como também é importante seguir as orientações dos profissionais e respeitas o intervalo indicado de consultas.

    Profissionais competentes, ambiente preparado, seguro e dentro das mais rígidas normas de higiene é que você encontra aqui na Odontologia Wolcoff. Agende aqui seu horário e conheça mais sobre a odontologia estética e outros procedimentos.

    Agende uma consulta, ligue: 41 3206.4241

    AGENDAR
    Agende seu horário
    Enviar via WhatsApp